Quando o dólar está em alta ou sofre uma queda, todos os olhares se voltam para acompanhar qual o valor da moeda. Entretanto, as diferenças entre os valores do dólar comercial e do dólar turismo ainda intrigam muita gente.

Os dois estão presentes em uma viagem ao exterior, em uma empresa de importações consolidada ou quando alguém busca abrir uma empresa nos Estados Unidos, por exemplo.

Neste post, acompanhe o que é o dólar comercial e o dólar turismo, as diferenças entre ambos e como adquiri-los. 

Você também vai entender como adquirir o dólar comercial e o dólar turismo com as melhores condições do mercado. Vamos lá?

O que é dólar comercial?

O dólar comercial é a cotação do dólar voltada para operações de compra e venda, transações para outros países como importações e exportações, e remessas internacionais, sendo negociado por instituições financeiras e empresas. 

Entretanto, você deve se atentar ao fato de que a cotação comercial é variável, logo, pode mudar várias vezes durante o dia. 

Quem ajuda a regular esse valor é o Banco Central. Em uma de suas medidas, ele pode comprar dólares, o que diminui a oferta e valoriza a moeda estrangeira. Como também pode vender dólares, o que aumenta a oferta e desvaloriza a moeda estrangeira. 

Então, no fim do dia, as taxas de câmbio médias são definidas e são conhecidas como Ptax (Taxa de referência para o valor do dólar).

Entendendo o que é a taxa de câmbio

A taxa de câmbio é a relação de valor entre moedas estrangeiras. O valor de uma moeda é baseado no valor da moeda nacional, no caso brasileiro, o real e a taxa de câmbio é aplicada quando ocorre a compra e venda de moedas de outros países.

Quando você efetua uma transferência internacional, seja para pagar algo, ajudar alguém que está no exterior ou até mesmo em uma viagem, a taxa de câmbio está envolvida.

Ela se aplica a todas as moedas estrangeiras, e para cada uma existe uma taxa de câmbio específica. 

Dólar comercial e dólar turismo: qual a diferença?

Vamos usar aqui o exemplo de uma viagem ao exterior, você fez uma transferência internacional para pagar um serviço que contratou para a sua viagem, porém você também precisa de moedas em espécie para compras mais simples e outras situações.

Nesse caso, uma dúvida bem comum pode acontecer em relação à diferença entre os valores do dólar comercial e do dólar turismo, que é mais caro. Mas porque ocorre essa diferença no preço?

O dólar turismo é aquele negociado nas casas de câmbio e está ligado a pessoas que viajam para o exterior, já que há a necessidade de fazer a troca de moedas em espécie. O seu valor é justamente mais alto por estarem incluídos nele, alguns impostos, custos administrativos, de logística, entre outros.

Entram também as taxas de transação de corretoras e o valor de lucro das casas de câmbio.

Além disso, geralmente o dólar turismo é comercializado em menor quantidade em relação ao dólar comercial, no qual só pode ser vendido por instituições financeiras como a B&T, por exemplo.

O dólar turismo também está presente em compras feitas em cartões de crédito e  pré-pago internacionais, cartões de débito e na emissão de passagens aéreas. 

Como adquirir o dólar comercial?

O dólar comercial é voltado para empresas, bancos e instituições financeiras. Não pode ser comprado por pessoas físicas e é mais barato do que o dólar turismo.

É possível adquiri-lo em instituições financeiras como a B&T, que atua com o câmbio comercial e câmbio turismo.

Ao contrário dos bancos, a B&T tem como prioridade o câmbio. Quando você opta por fazer negócio, sem o banco, conseguimos ter controle total sobre o valor do câmbio e do spread (diferença entre o preço de venda e compra do câmbio), permitindo maior negociação e consequentemente, podemos abaixar o preço, o que é mais vantajoso para você, cliente B&T.

Você economiza até 70% em relação aos custos de câmbio, sendo muito melhor do que fazer operação pelo banco.

Como comprar o dólar turismo?

A Europa Câmbio é uma das empresas pertencentes ao grupo B&T e também atende as demandas de câmbio turismo.

Ela está presente nos seguintes estados: RJ, SP, ES, PE, AL, PB. São mais de 18 lojas localizadas nos principais shoppings e aeroportos do Brasil. 

Entre seus produtos estão incluídos o câmbio em 36x no cartão, seguro viagem, DHL (envio de objetos para o exterior e também para o Brasil , cartão pré-pago internacional e moedas em espécie.

Bem melhor que banco

A B&T é especialista em câmbio, possui maior capacidade de negociação e usa a tecnologia em seus produtos e serviços, o que agiliza todo o processo.

Você encontra competência, confiabilidade e segurança com as melhores práticas do mercado para realizar a sua operação de câmbio.

Os bancos não possuem a mesma expertise em câmbio, logo, eles cobram muitas taxas para fazer uma transferência internacional. Você ainda não terá garantia de quando será atendido ou quando irá cair o valor transferido, já que o câmbio é mais um serviço dentro de vários outros para o banco, ou seja, não é uma prioridade deles.

Com 28 anos de história, a B&T oferece produtos como o Câmbio On. Um portal exclusivo que permite ao cliente acompanhar e gerenciar suas operações de câmbio, o que proporciona um maior controle sobre futuros vencimentos, como o relatório de contas a pagar, e ajuda no planejamento das operações seguintes.

Quer saber mais sobre a B&T? Entre agora em contato! 💚