Proforma invoice é um dos documentos mais importantes para a importação e exportação pois formaliza o processo de negociação entre exportador e importador. Assim, é possível ter acesso às principais informações daquela compra.

O que garante a segurança na transação, visto que caso tenha qualquer problema, a fatura proforma serve como um comprovante e atesta o combinado.

A emissão da Proforma Invoice é vital para o fechamento do câmbio em modalidades de pagamento antecipado. Como o documento funciona como uma proposta de negócio, não exige pagamento imediato, e pode ser recusada pelo importador se ele não concordar com a fatura.

Vale lembrar que a Proforma Invoice não é um documento de teor jurídico ou contábil, embora seja importante para o comércio exterior, já que é um dos primeiros passos antes de efetuar operação de compra e venda de bens e/ou serviços entre países.  

Quer saber mais sobre esse documento? Então, continue acompanhando este post.

Como emitir uma Proforma Invoice?

Quem deve emitir a Proforma Invoice ou fatura proforma é o exportador e pode ser feito online ou em papel timbrado da empresa. É necessário ficar atento se o exportador já deu início a emissão do documento, por isso, caso você seja o importador, não deixe de solicitar.

Além de ser importante para o processo de compra e venda, a proforma invoice dá informações para a fatura comercial definitiva. Outro ponto é que o documento também pode ser solicitado para obter a Licença de Importação (LI) Prévia, emitir a carta de crédito e também pode ser exigido pela Receita Federal em uma investigação do valor da operação.

Confira outros documentos importantes para importação em nosso post sobre câmbio para importação.

Como você pode perceber, ter a proforma invoice é a garantia para o sucesso da sua operação e também permite que você não tenha problemas com órgãos regulatórios. 

Se você quer saber quais informações são necessárias nesse documento, acompanhe a lista abaixo:

  • Dados do importador e exportador (nome completo e endereço)
  • Descrição dos produtos/itens comercializados, quantidade, valor unitário, valor total, unidade comercializada
  • Local de embarque e destino
  • Modalidade de transporte e previsão do embarque
  • Peso líquido e bruto
  • Incoterms (Termos Internacionais de Comércio)
  • Modalidade de pagamento
  • Tipo de embalagem/quantidade de volumes

Vale comentar uma dúvida frequente entre commercial invoice e proforma invoice. A primeira tem mais relação com a operação comercial, enquanto a segunda, é mais para o lado orçamentário. 

Se você quiser saber mais sobre commercial invoice, acesse aqui.

Bem melhor que banco

Ao fazer sua operação de importação e exportação, você pode contar com a ajuda da B&T Câmbio. Assim, você tem todo o suporte com a fatura proforma ou Proforma Invoice, além de outras documentações importantes para a transação. Somos especialistas em câmbio com mais de 28 anos no mercado e mais de 12 mil empresas já confiaram em nossa expertise.

Na B&T, você terá a garantia de quando será atendido e de quando cairá o valor transferido. Não precisa de conta e o dinheiro cai no mesmo dia.  Ao contrário do banco, nossa prioridade é o câmbio, o que trará toda a eficiência da qual você precisa.

Sua operação pode ser até 70% mais econômica nos custos de remessa, sendo muito melhor do que fazer por outras instituições financeiras. 

O motivo é que conseguimos ter controle total sobre o valor do câmbio e do spread (diferença entre o preço de venda e compra do câmbio), permitindo maior negociação e consequentemente, podemos abaixar o preço, o que é mais vantajoso para você, importador e exportador.

Conte com a B&T Câmbio.

Entre agora em contato