Por que existe essa diferença? Essa é uma pergunta muito comum.

A explicação é simples:

O dólar comercial – que é usualmente divulgado nos meios de comunicação – é utilizado em operações comerciais, principalmente por empresas para exportação e importação de produtos ou serviços. A mídia normalmente divulga o dólar comercial com a taxa PTAX, que é a cotação oficial divulgada diariamente pelo Banco Central do Brasil e que é mais baixa por conta de um maior fluxo de caixa.

Já a venda individual da moeda em espécie é baseada na taxa do dólar turismo, que é um pouco mais caro devido a tarifas existentes como custo do papel moeda, logística de transporte nacional/internacional e segurança incorridos às instituições financeiras autorizadas a operar câmbio no país.

Além do preço diferente entre o dólar comercial e o turismo, existe também uma cotação diferente entre a taxa de compra e a taxa de venda de qualquer moeda estrangeira. Essa diferença é o spread de resultado da instituição que negocia a moeda. Por isso, elas compram mais barato e vendem mais caro.

Se você vai viajar e precisa de dólar, vai pagar o preço de venda. Agora, se você voltou de viagem cheio de dólares e quer vendê-los, vai receber o preço de compra.

Na B&T Corretora você encontra atendimento personalizado para te ajudar a esclarecer todas as suas dúvidas. Conte com a corretora nº1 em operações de câmbio no Brasil.