Neste post, vamos falar sobre os impactos da taxa de câmbio em importações e exportações e como você pode agir da melhor maneira para não perder dinheiro e nem oportunidades.

A taxa de câmbio é acompanhada frequentemente por importadores e exportadores, já que as variações podem gerar uma série de impactos nos negócios.

O dólar é a principal moeda nessas negociações e sua queda ou alta também afeta outras moedas estrangeiras como euro e libra, por exemplo. Tal ponto torna os mercados financeiros do mundo inteiro atentos ao seu valor.

Assim, é preciso calcular estrategicamente como sua empresa pode aproveitar cada variação.

A flutuação da taxa de câmbio

Segundo o Banco Central, a taxa de câmbio é o preço de uma moeda estrangeira em unidades de moeda nacional. Muitas pessoas conhecem a troca de moedas em casas de câmbio, onde vale o câmbio turismo e acompanham suas flutuações principalmente quando vão viajar. 

Entretanto, importadores e exportadores tendem a ficar mais ligados no câmbio comercial por ser usado nas operações de compra e venda de mercadorias, produtos e serviços entre países.

Se você tem dúvidas sobre a diferença entre dólar turismo e dólar comercial, acesse aqui.

Vale lembrar que pelo câmbio mudar todos os dias, importadores e exportadores se preocupam com as variações da moeda. Com o câmbio ou o dólar em alta, a tendência é que produtos importados se tornem mais caros, já que no momento da conversão o valor sobe.

No entanto, os exportadores podem ter mais vantagens com o dólar em alta, visto que os produtos ganham competitividade em preço diante do mercado internacional e podem ter um aumento nas vendas caso explorem isso.

Desvalorização e valorização do dólar

Os impactos da taxa de câmbio em importações e exportações podem preocupar, mas a desvalorização do dólar ou a valorização podem apresentar aspectos favoráveis dependendo do seu negócio.

Dessa forma, se você é um exportador e o dólar sobe, pode ser uma oportunidade, pois fortalece o mercado interno, visto que o consumo de produtos nacionais também aumenta

Consequentemente, o consumo de produtos importados diminui por conta do preço. Nesse sentido, importadores têm mais vantagens quando a moeda nacional está valorizada e o dólar fica mais barato.

Leia também como o mercado de câmbio pode influenciar no seu dia a dia.

Conte com a B&T Câmbio

Com mais de 28 anos no mercado de câmbio, oferecemos diversos produtos e serviços para importadores e exportadores como pagamentos internacionais, financiamentos à importação e exportação, empréstimos externos e consultoria para assuntos cambiais, comerciais e tributários.

A B&T Câmbio é especializada em operações financeiras entre o Brasil e o exterior. Mais de 12 mil empresas e 1 milhão de pessoas foram atendidas pela maior corretora de câmbio do Brasil.

Ao contrário dos bancos e outras opções do mercado, na B&T, você consegue ter poder de negociação sobre o valor do câmbio, o que garante uma economia de 70% nos custos de câmbio.

Entre no nosso site agora mesmo e descubra a solução para você.