Um dos fatores econômicos mais importantes quando falamos de exportação e importação é o fluxo cambial.

O fluxo cambial pode ser definido como o saldo das operações da balança comercial de um determinado país, mostrando os números de saída e entrada de capital no território. Ele é divulgado semanalmente pelo Banco Central e pode ser dividido entre cambial comercial e financeiro.

O cambial comercial está relacionado às operações de câmbio em importações e exportações, seja de produtos ou serviços. Já o cambial financeiro está relacionado com o mercado de capitais, vinculado a investimentos estrangeiros diretos, lucros no exterior, entre outros.

Um país com saldo positivo pode ser interpretado como economicamente estável, o que pode atrair mais capital estrangeiro. Porém, essa análise não é somente um retrato momentâneo, é importante entender todo o histórico comercial e cambial do país. Dessa forma, o fluxo cambial é um ótimo indicativo para avaliar quais operações financeiras são vantajosas e quais podem apresentar mais riscos.

Além disso, ele impacta diretamente em operações influenciadas pela variação de moedas estrangeiras. Por isso, saber analisá-lo é muito importante para quem planeja fazer investimentos no exterior.

Aqui na B&T, você conta com as melhores taxas e serviços para suas operações de câmbio, além do atendimento com uma equipe de especialistas.

Vem para a B&T e faça suas operações com quem entende do assunto.