Enviar ou receber dinheiro do exterior pode causar questionamentos quanto a taxas, valores, limites e também quanto ao tempo para a operação ser efetuada. 

Com tantos detalhes, entender melhor esse processo se torna necessário para se manter informado e não perder dinheiro e tempo com a operação.

Atualmente, realizar uma transferência internacional se tornou mais simples, uma vez que é possível encontrar diversas opções, incluindo aplicativos e sites. 

Saiba aqui neste post como enviar ou receber dinheiro do exterior com maior agilidade e menor custo, e conte com dicas importantes para efetuar sua operação rapidamente.

Como enviar dinheiro ao exterior?

Para enviar dinheiro ao exterior é necessário que você entre em contato com uma instituição financeira, que irá converter o valor para a moeda estrangeira escolhida e fará o envio para a conta desejada.

Vale lembrar que essa operação só pode ser feita por corretoras, bancos e correspondentes cambiais autorizados pelo Banco Central do Brasil

Além disso, você pode fazer essa operação por aplicativo, como é o caso do EasyWay Remessas. Assim, basta efetuar o cadastro, selecionar o tipo de transferência, informar o valor de envio e informações do destinatário e depois de confirmar, é só enviar.

Entretanto, nem toda instituição ou aplicativo é igual em seus processos e prazos de envio. Enquanto no EasyWay é possível receber ou enviar o dinheiro no mesmo dia, nos bancos pode demorar mais dias.

Como receber dinheiro do exterior?

Para receber dinheiro do exterior é necessário ter uma conta corrente ativa e informar os dados para o remetente fazer o envio.

Também é importante prestar atenção sobre cobranças no recebimento, já que algumas instituições financeiras cobram taxas altas sobre o valor para receber a transferência.

Entre elas estão o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), taxa de recebimento, taxa de câmbio e SWIFT (taxa de cobrança da comunicação entre os bancos).

Uma solução para escapar de tantas cobranças seria fazer o recebimento diretamente com uma corretora como a B&T Câmbio, onde o câmbio pode ser negociado.

Assim, você converte o seu dinheiro com a corretora e não usa o valor de câmbio do banco que é mais alto. 

Dessa forma, ao contrário dos bancos e outras opções, você consegue negociar com a B&T, uma vez que é possível ter controle total sobre o valor de diferença entre o preço de venda e compra do câmbio. 

Quanto tempo demora?

Se você prestou um serviço e precisa receber seu salário, ou até se você vai viajar para outro país, saber o tempo de envio ou recebimento de uma transferência internacional faz parte de um passo vital para o seu planejamento.

Como falamos anteriormente, esse tempo varia entre as instituições financeiras. Em bancos, o prazo de envio ou recebimento pode ser de 3 dias com possibilidade de se estender para 5 dias úteis. Já pelo EasyWay Remessas, você consegue receber sua transferência internacional no mesmo dia.

Quais são as taxas e impostos?

A taxa de câmbio é um dos valores mais acompanhados pois afeta todas as operações de transferências internacionais. Veja as taxas que podem ser cobradas na operação:

  • Taxa de envio ou recebimento
  • IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) 
  • Taxa SWIFT 
  • Taxa de câmbio

O IOF é um tributo federal e seu valor para realizar uma transferência internacional pode ser diferente de acordo com a natureza da operação. 

A taxa cobrada para envio, de mesma titularidade, do Brasil para o exterior, é de 1,1% e do exterior para o Brasil, assim como para titularidades diferentes, é de 0,38%. No caso do EasyWay Remessas, o IOF é de 0,38%.

Já em operações com maiores volumes de capital, você pode entrar em contato com a B&T, e assim, a operação pode ser efetuada dentro das normas e das vantagens oferecidas pela nossa empresa.

Dicas importantes para enviar ou receber dinheiro do exterior

Se você pretende enviar ou receber dinheiro do exterior, acompanhe algumas dicas que separamos para você.

  1. Imposto de renda: Se forem enviados R$ 10 mil ou recebidos USD 3 mil (três mil dólares americanos), não é necessário nenhuma documentação extra comprobatória como o IR (Imposto de renda). 
  1. Cotação da moeda estrangeira: Acompanhe a taxa de câmbio da moeda pretendida e evite fazer a operação em um momento desfavorável.
  1. Não faça a operação pelo banco: Além do processo ser mais lento, o custo também é mais alto. Procure por instituições onde você consiga buscar uma redução do valor do câmbio como a B&T Câmbio. Veja o nosso quadro comparativo aqui.
  1. EasyWay Remessas: O EasyWay Remessas é um aplicativo de transferências internacionais. Dependendo da remessadora e da localidade, você pode receber o dinheiro em até 1 h após a transferência. Tudo isso pelo celular.

Confira também 4 formas de fazer transferência internacional.

Bem melhor que banco

Para os clientes da B&T, enviar e receber dinheiro do exterior é simples, rápido e econômico. Veja o depoimento de um de nossos clientes.

“Hoje, 80% da nossa receita vem dos Estados Unidos e, com a B&T, com quem trabalhamos desde 2016, tem sido muito mais prático e barato receber os pagamentos dos nossos clientes. Fazemos tudo pelo celular, contando com a ajuda de uma equipe que entende as particularidades da movimentação de dinheiro entre países”.

Daniel Costa, desenvolvedor de softwares e CEO da Icarus Tech, startup que constrói projetos tecnológicos para empresas do Brasil e dos Estados Unidos.

Na B&T, você não perde tempo, pois sabemos exatamente os passos necessários para cada operação. Somos especialistas em operações de câmbio com uma trajetória de mais 28 anos no mercado

E ainda, o cadastro fica pronto em até 24h, sem nem precisar abrir uma conta. 

Deixe a B&T mostrar como é incomparável para você. 

Quer saber mais sobre a B&T? Entre agora em contato.