A importação depende de etapas importantes como a declaração de importação ou DI. Esse documento funciona como um resumo da operação com informações sobre autorizações necessárias, pagamentos de impostos e aspectos cambiais e comerciais. 

Sem esse documento, não acontece o despacho aduaneiro, ou seja, a liberação da mercadoria pela alfândega para entrada/saída no país. Logo, a declaração de importação é uma maneira de atestar a veracidade do processo para importadores entre mercadorias e documentações.

Se você deseja saber mais sobre esse documento e também sobre as mudanças que estão sendo feitas nele pelo Governo Federal como no caso da DUIMP (Declaração única de Importação), acompanhe este post.

Como funciona a DI e o que é a DUIMP?

A declaração de importação (DI) reúne todas as informações fiscais, cambiais e comerciais para o negócio seguir e deve ser formalizada na plataforma do Governo Federal, o SISCOMEX (Sistema Integrado de Comércio Exterior). 

No portal, o solicitante pode registrar diversas operações relacionadas ao comércio exterior e a intenção é cada vez mais desburocratizar esse processo.

Desde de outubro de 2018, a DUIMP (Declaração Única de Importação) segue em seu projeto piloto e o objetivo é que ela substitua a Declaração de Importação (DI) e a Declaração Simplificada de Importação (DSI).

A mudança ainda será realizada por um tempo e aos poucos. Com a implementação completa, é esperado que o tempo do processo de importação seja reduzido de 17 para 10 dias, o que trará mais agilidade e facilidade para as empresas. O intuito é que todo o processo se centralize na plataforma do SISCOMEX.

No entanto, enquanto a DUIMP (Declaração Única de Importação) segue em paralelo, é preciso se atentar com a DI (Declaração de Importação). 

Após ter a declaração, uma via deve ser fornecida à Receita Federal, bem como outras documentações como Invoice, DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) e conhecimento de carga. 

Em alguns casos, a Licença de Importação (LI) também é necessária, deve ser feita no SISCOMEX e é fundamental para mercadorias onde não há cobrança de impostos

Veja também como a taxa de câmbio pode afetar importações e exportações.

Como acessar o SISCOMEX?

Para acessar a plataforma do SISCOMEX, você deve primeiro se cadastrar em outro site, o Radar da Receita Federal. Nesse site, sua empresa será analisada quanto às documentações e se há qualquer tipo de irregularidade. 

Com o cadastro aprovado, é possível acessar o SISCOMEX com o certificado digital e CPF do representante responsável da empresa. Vale informar também que o Radar envia suas informações para o SISCOMEX, visto que estão conectados.

Caso você queira suporte dentro de ambas plataformas, você pode contar com a B&T Câmbio. Além de te ajudar no envio de pagamento para importação e exportação, nossa empresa também conta com um serviço especializado em consultoria para comércio exterior, o que facilita suas operações no SISCOMEX.

DI Fácil é na B&T Câmbio

O DI Fácil é um sistema exclusivo para extração da declaração de importação no SISCOMEX. Assim, ao cadastrar a B&T como despachante, conseguimos extrair diretamente sem que tempo seja gasto na intermediação de documentos entre setores da empresa.

Com o final do prazo, caso a declaração não seja encontrada no sistema, uma mensagem será enviada pela nossa equipe para o cliente. 

DI Fácil é a solução para agilizar sua operação de importação e contar com a expertise de quem tem experiência em comércio exterior.

Fale com o seu gerente na B&T e comece a usar agora mesmo. 

Saiba mais sobre a B&T Câmbio

A B&T Câmbio tem mais de 28 anos no mercado e é especializada em operações financeiras entre o Brasil e o exterior. Já atendemos mais de 12 mil empresas e somos a maior corretora de câmbio do Brasil.

Temos a garantia de um serviço otimizado feito por quem entende realmente do assunto e ainda com uma economia de 70% nos custos de câmbio.

Contamos com diversos produtos e serviços para importadores e exportadores como pagamentos internacionais, financiamentos à importação e exportação, empréstimos externos e consultoria para assuntos cambiais, comerciais e tributários.

Entre no nosso site agora mesmo e descubra a solução para você e o seu negócio.