A internacionalização pode ser uma opção para quem tem um negócio e deseja expandir sua atuação em outros mercados. 

Tal decisão também é interessante para aqueles que pretendem escapar das desvantagens nacionais e encontrar um cenário mais favorável.

Saiba aqui como você pode internacionalizar os seus negócios e aprenda dicas importantes para iniciar agora mesmo.

Internacionalização de empresas: por onde começar?

Exportar o produto e serviço que você tem a oferecer possibilita que sua empresa cresça e se desenvolva em outros países, não só lucrando, como também com a chance de inovar e até mesmo, ter mais ganhos do que em solo nacional.

Entretanto, para alcançar esse objetivo é necessário seguir alguns passos. 

Faça um diagnóstico atual da sua empresa

Mesmo que você tenha certeza do valor da sua ideia, é preciso analisar cuidadosamente o diagnóstico atual da sua empresa com dados e números.

Uma dica é procurar por especialistas na área de comércio exterior e consultar se sua empresa está preparada para entrar em um outro país e se isso de fato vai trazer o que você procura.

Além disso, você também pode contar com o Programa de Qualificação para Exportação oferecido pela Apex-Brasil. É possível contar com orientações personalizadas sobre as adequações do mercado externo.

Planeje cada passo

Planejamento e estratégia devem ser combinados para que a internacionalização da sua empresa seja bem-sucedida.

Para isso, é necessário analisar o mercado financeiro, os possíveis riscos e qual será o plano de atuação e lançamento em outro país. 

Além disso, pesquise sobre o mercado e quem será o seu consumidor. Outro ponto fundamental é ter conhecimento sobre a cultura e leis para exportação e de entrada no exterior.

Tenha em mente para quem você vai exportar, quais produtos ou serviços, o motivo que levou a essa decisão e quando você vai fazer isso, além de ter mapeado os seus indicadores de sucesso e objetivos. 

Adeque o seu produto ao mercado internacional

Cada país possui regulamentações diferentes e isso pode afetar o seu produto. Logo, adequá-lo ao mercado internacional é uma regra.

Dessa forma, repense sobre a embalagem e ajuste critérios, verifique o design do produto, se algo do produto fere a cultura, por exemplo, e faça um estudo se há concorrentes e como atuam. 

Defina o preço

O preço que é cobrado dentro do seu país não é o mesmo que será colocado no mercado internacional. Logo, definir o preço pode ser mais complexo do que uma conversão para dólar a partir do valor original do produto.

O cálculo para definir o valor envolve: INCOTERM (Termos Internacionais de Comércio), o valor total do produto (sem IPI) e componentes do preço no mercado interno, lucro desejado e componentes do preço na exportação, e taxa de câmbio.

Fique atento ao mercado financeiro

Observar o mercado financeiro é uma forma de ganhar dinheiro e evitar riscos. Dependendo da taxa de câmbio ou cenário mundial, atrasar ou adiantar alguns passos podem ser necessários.

Por isso, fique atento às variações cambiais, quedas ou altas do dólar e até de outras moedas, e mantenha-se informado sobre notícias do que está ocorrendo nesses países.

Bem melhor que banco

A B&T Câmbio oferece atendimento especializado na área de comércio exterior com uma consultoria preparada para buscar soluções e dar o suporte necessário para operações financeiras em outros países como para internacionalizar empresas. 

Com base nos normativos do Banco Central do Brasil e da Receita Federal, cada cliente conta com adequação às leis e auxílio quanto às documentações, e ainda economiza até 70% em relação aos custos de câmbio, sendo muito melhor do que fazer operações pelo banco.

Os bancos, além de cobrarem muito caro pelo serviço, não dão garantia de quando irão te atender e não possuem uma equipe especializada em comércio exterior e câmbio, já que esse é apenas um dos muitos serviços nessas instituições.

Na B&T, nossa prioridade é cuidar da sua operação. Você encontra agilidade, facilidade, qualidade de serviço e ainda sem perder seu tempo. 

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