Muitas pessoas criam canais no YouTube pensando em ganhar dinheiro através dos anúncios da plataforma. Para conseguir, você deve possuir uma conta no Google AdSense, além de ter a inscrição aceita no Programa de Parcerias do YouTube (YPP).

Para fazer parte do Programa de Parcerias do YouTube, você precisa ter 1.000 inscritos e mais de 4 mil horas de exibição pública ao longo de um período de 12 meses.

Neste post, veja como funciona o Google AdSense, aprenda a configurar sua conta e a receber o seu dinheiro.

Como vincular meu canal ao AdSense?

O processo para vincular a conta do Google AdSense ao YouTube é bem simples. Primeiro, você pode usar uma conta existente ou criar uma nova, mas não é permitido ter mais de uma conta no mesmo nome.

Caso você não saiba se tem ou não uma conta no AdSense, você deve ir até a caixa de entrada do seu Gmail (o e-mail do Google) e procurar por e-mails enviados por “AdSense” ou “[email protected]”.

No entanto, se você planeja criar uma conta inteiramente nova, veja a seguir as instruções:

1. Acesse sua conta no YouTube, entre no YouTube Studio e depois clique em “Monetização”.

2. Clique em “Inscreva-se no Google AdSense”.

3. Faça o login e coloque sua senha novamente. 

4. Siga as instruções na tela, preencha todas as informações solicitadas e envie a inscrição ao Google AdSense.

5. Você será redirecionado para o YouTube Studio e você verá a mensagem de que sua inscrição foi recebida.

6. Quando sua inscrição for aprovada, você receberá um e-mail, o que pode acontecer em alguns dias.

7. Ao vincular a conta do AdSense ao seu canal no YouTube, você verá um ícone verde marcando como concluído ao lado de “Inscreva-se no Google AdSense”.

O que é o Google AdSense e como ele funciona?

O Google AdSense é uma maneira simples e gratuita de poder exibir anúncios enquanto o seu conteúdo é exibido online. Os anúncios são escolhidos pelo Google e são segmentados para o público de cada canal, blog, aplicativo ou site.

Dessa forma, você escolhe o tipo de anúncio e onde ficará posicionado no seu site. No caso do YouTube, você pode escolher o tipo de anúncio e o seu formato.

Os formatos para o YouTube incluem anúncios gráficos (surgem a direita ou abaixo do vídeo apresentado), anúncios de sobreposição (são semitransparentes e surgem na frente do vídeo apresentado), anúncios em vídeo (podem aparecer no início, meio ou fim do vídeo apresentado), bumper (deve assistir aos primeiros segundos de um vídeo não pulável) e anúncios overlay (imagens ou textos sugeridos na parte inferior em vídeos).

Os anúncios são pagos pelos anunciantes e o Google direciona parte desse valor  para os produtores de conteúdo. 

Lembre-se que para monetizar, seu conteúdo deve ser original, tanto na imagem, quanto no áudio. Se o vídeo tiver algo que possua direitos autorais, aquele vídeo não poderá ser monetizado.

Você pode ver algumas dicas para melhorar o seu conteúdo no YouTube aqui.

 Em caso de dúvida, verifique as diretrizes de conteúdo do YouTube.

Quanto o Google AdSense paga?

Segundo o Google, os ganhos na plataforma dependem de muitos aspectos. No caso de sites, o tráfego, o tipo de conteúdo, seu público e como você configura seus anúncios são fatores que influenciam seus ganhos.

Inclusive, é disponibilizado para o produtor de conteúdo uma calculadora de receita para te ajudar a mensurar uma estimativa desse valor. Na calculadora é analisado em que categoria está o seu conteúdo e também quais lugares você recebe mais visitantes.

Agora, falando do YouTube, a plataforma paga um valor a cada 1.000 visualizações no anúncio, chamado também de custo por mil (CPM).

O que não significa necessariamente que você receberá a cada 1.000 visualizações.  Cada visualização só é contabilizada enquanto tal se forem assistidos pelo menos 30 segundos do anúncio ou se clicarem nele.  

Além disso, as visualizações de vídeo também são contabilizadas. A contagem também acontece a cada 1.000 visualizações (custo por mil), com lances entre 0,25 a 4,50 dólares. 

Por onde eu recebo o dinheiro do YouTube?

Você ganhou dinheiro no YouTube ou em algum site e quer recebê-lo? Para receber você precisa fazer uma transferência internacional, já que o Google AdSense te paga em dólar.

Você só pode fazer a retirada do dinheiro a partir do valor de 100 dólares e é essencial ter cautela para não ser taxado desnecessariamente por bancos e outras opções, já que é necessário realizar uma transferência para que você receba o valor em moeda local.

A B&T oferece a solução para você que quer receber seu dinheiro do YouTube sem gastar com taxas excessivas, o que acontece em bancos convencionais, onde você perderá boa parte do seu dinheiro.

O AdSense faz o pagamento via transferência bancária internacional e para receber, você pode fazer o cadastro na B&T. Assim, você escolherá a opção “Receber valores do exterior” e preencherá seus dados, de forma simples e prática.

Com a B&T, você economiza até 70% nos custos de remessa se compararmos com os bancos e outras opções. Possuímos maior capacidade de negociação, melhor atendimento e somos especialistas em câmbio.

Além disso, você não precisa abrir uma conta, tudo é feito virtualmente e com atendimento 24h, personalizado para você.

Realize suas operações agora mesmo com a B&T, fale conosco aqui.