A taxa de câmbio é o valor de uma moeda estrangeira medida a partir da moeda nacional. Ou seja, se a taxa de câmbio é de R$ 5,15, você precisa desembolsar esse valor para comprar US$ 1 (um dólar). Ela muda constantemente e o valor do dólar ao final do dia é de interesse de muitos que acompanham suas variações. 

Segundo o Banco Central, o dólar americano é a principal moeda em negociações e por isso, geralmente, a cotação é feita a partir de seu valor.

Mas você já se perguntou por que essa taxa é tão importante e como ela pode influenciar sua vida no dia a dia?

Neste post, vamos falar sobre como a taxa de câmbio pode impactar não só os grandes setores da economia, como também as compras de supermercado ou até o combustível do seu carro. Veja alguns deles logo abaixo.

Produtos no Brasil mudam de preço

O câmbio se relaciona diretamente com o preço de mercadorias, e isso acontece porque alguns produtos ou parte deles não são fabricados no Brasil, o que reflete no valor final.

Como o dólar americano tem forte influência sobre o petróleo e seus derivados, o preço do combustível pode apresentar alta dependendo da cotação da moeda, gerando consequências também nos custos de entregas e alimentos. Tal ponto está relacionado ao transporte de mercadorias no Brasil, que é escoado em 75% pela malha rodoviária, é o que mostra uma pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral.

Nesse sentido, as compras de supermercado também podem ficar mais caras, embora um item em especial chame atenção quanto às variações da moeda estrangeira: o pão. Algo tão presente na mesa do brasileiro pode ter aumento, visto que a maior parte do trigo usado no país é importado. 

Como a importação encarece com a alta do dólar, como resultado o preço do trigo sofre o mesmo efeito.

Exportações e importações

A soja é um dos produtos mais exportados pelo Brasil e a alta da moeda americana favorece os produtores. Além disso, não só agricultores podem se beneficiar, como também outros exportadores. O motivo é que as empresas conseguem ganhar mais dinheiro com a alta do dólar, pois assim os produtos brasileiros se tornam mais baratos, logo, mais competitivos. 

Outro aspecto que pode acontecer é a contratação de novos funcionários e compras de equipamentos, como um efeito encadeado pelo aumento de exportações.

Por outro lado, as importações se tornam mais vantajosas no cenário oposto, na queda do dólar. Se a moeda americana está mais barata, as importações aumentam, como foi dito quanto a mudança de preço em produtos e serviços. 

Viagens internacionais

Para quem planeja viajar para o exterior, seja para estudar, trabalhar ou morar fora, os valores de moedas estrangeiras são assuntos acompanhados regularmente, visto que quando o dólar comercial tem alguma variação, o dólar turismo também. 

Diante disso, passagens aéreas, hospedagens em hotéis, passeios turísticos e compra de moedas em espécie também são impactados.

Vale lembrar que o dólar turismo geralmente é mais caro do que o comercial, por estarem incluídos nele, alguns impostos, custos administrativos, de logística, entre outros. Caso você queira saber mais sobre essa diferença, veja aqui.

Para saber mais: o câmbio flutuante

A taxa de câmbio é regulada pelo regime cambial do Brasil que é conhecido como câmbio flutuante. Ao divulgarem a taxa de câmbio, o Banco Central calcula uma média para aquele dia com base nas operações realizadas no mercado, que embora correspondam como parâmetro, não são obrigatórias. Sendo assim, a taxa não é fixa, mas ela oscila de acordo com a oferta e demanda do mercado. 

Bem melhor que banco

O melhor negócio para sua operação de câmbio comercial e turismo é a B&T. Uma empresa especialista em câmbio com um atendimento sempre disponível para resolver qualquer questão. Nosso serviço atende ao que você precisa com a garantia da maior corretora de câmbio do Brasil.

Ao contrário dos bancos tradicionais, a B&T tem como prioridade o câmbio. Quando você opta por fazer negócio, sem o banco, conseguimos ter controle total sobre o valor do câmbio e do spread (diferença entre o preço de venda e compra do câmbio), permitindo maior negociação e consequentemente, podemos abaixar o preço, o que é mais vantajoso para você, cliente B&T.

Você economiza até 70% em relação aos custos de câmbio, sendo muito melhor do que fazer operação pelo banco.

Além disso, caso seu interesse seja comprar moedas em espécie, parcelar seu câmbio, ou contratar um seguro viagem (com cobertura para Covid-19), entre outros serviços para sua viagem, você pode entrar em contato com a Europa Câmbio, que faz parte do Grupo B&T. 

Em remessas de pequenos valores ao exterior, o aplicativo EasyWay Remessas permite que você economize ao fazer suas transferências internacionais. Você envia e recebe dinheiro de e para mais de 200 países.

Na B&T, você encontra agilidade, facilidade, qualidade do serviço e ainda sem perder dinheiro

Interessado em saber mais sobre a B&T? Entre agora em contato. 💚