Se você tem interesse nesse assunto, conheça os 7 passos para exportar produtos ao exterior.

A exportação traz vários benefícios para empresas que planejam entrar no mercado internacional. Por exemplo, pode aperfeiçoar processos, qualificar produtos, proporcionar novas ideias sobre embalagens, regras e ganhos em competitividade.

Além de ser uma forma de garantir a permanência no mercado, já que vivemos em um mundo globalizado e estar nesses espaços permite que empresas cresçam e tenham mais vantagens.

Continue neste post e aprenda sobre o tema.

1. Organize a documentação necessária

Para exportar é necessário organizar toda a documentação necessária, pois envolve uma série de adequações.

Os principais documentos são o cadastro de exportador no site Radar Siscomex (Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros), o registro de compra do importador, contrato de câmbio, fatura proforma e contrato de importação.

Vale lembrar que dependendo do produto, outros documentos podem ser solicitados.

2. Tenha uma estratégia sólida para exportar

Ter uma estratégia sólida para exportar também envolve entender sobre a cultura do país importador, as normas e leis aduaneiras, e o que deve ser visto para que sua carga seja aceita. 

Outro ponto é verificar qual a melhor rota, forma de transporte e custos de exportação para que não implique em uma redução na sua margem de lucro e não comprometa o prazo.

Confira aqui como fazer o pagamento da sua exportação e como funciona o câmbio.

3. Faça cadastro no Siscomex

Esse passo é fundamental para a exportação e caso sua empresa não tenha nenhuma irregularidade, basta realizar o cadastro como exportadora no RADAR (Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros).

O site faz parte da Receita Federal e está conectado ao Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior). Além disso, pode ser necessário fazer registro em outras áreas do site, o que depende do tipo de mercadoria que está sendo comercializada.

4. Conheça os Incoterms

Os Incoterms (International Commercial Terms) são normas padronizadas que auxiliam o comércio internacional e ajudam comprador e vendedor quanto ao contrato e ao processo de compra e venda de mercadorias.

Essas normas não são obrigatórias, mas funcionam como uma orientação para melhores práticas e também de entendimento entre as partes. Ao todo existem 11 Incoterms.

5. Veja sobre os incentivos fiscais

Você sabe o que é drawback? Esse incentivo fiscal pode ser vantajoso para exportadores que usam insumos importados para produzir suas mercadorias/produtos.

O drawback pode conferir a suspensão ou até isenção de tributos como IPI e ICMS, o que permite economizar na operação de exportação, por isso, certifique-se se sua operação entra nesse regime aduaneiro.

6. Aprimore seu produto

Antes de exportar um produto pode ser necessário aprimorá-lo. Alguns países exigem embalagens com regulamentações e produtos com especificações. Logo, vale investigar se o seu produto cumpre com os requisitos.

A Apex-Brasil oferece um guia para empresas que desejam exportar produtos ao exterior e promover negócios fora do Brasil.

7. Não esqueça de fazer o follow-up

O follow-up é o acompanhamento após o início de um processo específico. Na exportação é referente ao acompanhamento da carga após confirmação do embarque. 

Ao acompanhar o processo da mercadoria, você pode identificar problemas e evitar maiores transtornos como descumprimento de prazos e garantir que a carga chegue ao seu destino.

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