Comprar euro é um dos passos para quem planeja viajar ou morar na Europa e economizar nesse processo é muito importante já que pode afetar todo o planejamento financeiro.

O euro é uma das moedas mais valorizadas do mundo e sua taxa de câmbio muda diariamente. Entretanto, é preciso ter atenção quanto a diferença entre os valores do euro turismo e comercial.

O euro comercial é usado em operações de importações e exportações, negócios internacionais e transferências. Já o euro turismo é aquele comercializado em casas de câmbio e é mais caro que o comercial por estarem implicados custos adicionais como de logística e transporte. 

Neste post, você verá dicas para comprar o euro turismo mais barato e contará com informações sobre como comprar, em qual momento e onde fazer isso.

Como comprar euro

O primeiro passo para comprar euro é pesquisar com antecedência sobre a moeda em sites especializados e estudar sobre os lugares que realizam a venda até mesmo para checar se a quantidade que precisa está disponível.

Se planeje e pesquise bastante

O planejamento é muito importante e deve começar a ser feito pelo menos 6 meses antes da viagem. O valor do euro pode variar bastante durante um curto período e os preços de compra e venda podem ser diferentes entre si, nos bancos o valor tende a ser mais caro.

Compre aos poucos

Comprar euro aos poucos é o ideal para quem vai viajar para Europa. Dessa forma, ao acompanhar a cotação, você pode comprar uma quantia de papel moeda e assim, ir juntando o valor aos poucos. 

Esperar para comprar próximo a viagem com expectativa do valor diminuir nem sempre é uma boa escolha, pois o efeito pode ser oposto.

Parcele em até 36 X no cartão de crédito

Uma outra opção é fazer o parcelamento do câmbio em até 36X no cartão de crédito. Essa dica é fundamental para facilitar o pagamento caso você necessite comprar um grande valor em euro, além de facilitar o seu planejamento. Entre em contato aqui e saiba mais.

Acompanhe o câmbio como rotina

O câmbio deve fazer parte da sua vida como uma rotina para que você não compre euro no momento errado. Por isso, leia sobre tendências do mercado e esteja atento a variações e relatórios do Banco Central como o Focus.

Taxas para comprar Euro

Comprar uma moeda estrangeira envolve a cobrança da taxa de câmbio turismo e outras como o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) que é cobrado em 1,1% para mesma titularidade e 0,38% para titularidades diferentes.

Além disso, é necessário verificar se não há outras tarifas de operação no lugar em que escolheu comprar sua moeda. 

Confira também como comprar uma casa na Europa!

Onde comprar Euro

Uma pessoa que quer adquirir moedas em espécie tem mais alternativas atualmente. As casas de câmbio como Europa Câmbio, por exemplo, são as opções mais tradicionais e contam com benefícios por serem especializadas no serviço.

Ainda, o Euro pode ser comprado em sites, de forma totalmente online, e pode ser entregue via delivery. Vale lembrar que o valor adicional do transporte pode ser cobrado nesta modalidade.

Outra tática para comprar moedas em espécie como Euro é obter um cartão pré-pago internacional e fazer a recarga. Assim, o cartão funciona em função débito e é possível sacar o dinheiro de qualquer lugar do mundo.

A vantagem principal dessa forma de pagamento é que a taxa de câmbio do dia em que efetuou a recarga permanece a mesma, sendo imune às variações. 

O que fazer X O que evitar

O que você pode fazer para obter Euro em espécie sem perder dinheiro é ligar ou ir pessoalmente nas casas de câmbio que pesquisou. Quanto maior for a quantidade de Euro, mais fácil negociar taxas e valores nestas instituições.

A B&T, por exemplo, oferece uma economia de 70% nos custos de câmbio se compararmos aos bancos, onde a operação é mais cara e pode demorar até cinco dias úteis. 

Outra dica também é levar dinheiro o suficiente para abrir uma conta no país do seu destino na Europa. Nesse sentido, você leva apenas a quantia necessária em moeda em espécie e faz uma transferência bancária internacional para sua conta no exterior.

Tem algum limite para compra de euro?

Para uma instituição realizar essa operação de câmbio é preciso estar habilitada pelo Banco Central e cumprir os requisitos da lei. Cada uma possui normas operacionais e o limite também se relaciona ao cliente.

Mas, tenha atenção, para viajar com quantias iguais ou acima de R$ 10.000,00 (dez mil reais) em dinheiro vivo, é necessário declarar o valor à Receita Federal.

Quando comprar?

Para comprar qualquer moeda estrangeira, estudar o momento atual é a melhor estratégia para ter uma ideia sobre o mercado cambial e logo, fazer uma boa escolha no dia da compra.

Por conta de suas flutuações e o câmbio variar de acordo com as instabilidades do mercado econômico e político, é bom checar informações e se manter em contato com sua casa de câmbio ou instituição financeira.

O que precisa para comprar?

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a Carteira de Identidade (RG) são fundamentais para fazer a compra do Euro. 

Além disso, caso o valor comprado ultrapasse U$ 3.000 (três mil dólares americanos), é exigido ter uma declaração como imposto de renda, folha de pagamento ou outro comprovante.

4 dicas bônus para sua viagem na Europa!

  • A Europa Câmbio oferece um seguro com cobertura para Covid-19 que cobre todos os custos da doença como despesas médicas. É a segurança que você precisava para a sua viagem.
  • A cotação do Euro deve ser acompanhada como vimos ao longo do post, mas ter facilidade na hora de pagar também ajuda e facilita sua viagem. Na B&T, você terá mais de 20 moedas estrangeiras com opção de pagamento em até 36 vezes no cartão.
  • Use aplicativos para remessas enquanto estiver na Europa. Uma boa ideia é não enviar sua transferência pelo banco e usar aplicativos como o EasyWay Remessas. Rápido e prático!
  • Evite o cartão de crédito no exterior! Faça um mix entre as formas de pagamento como moedas em espécie e cartão pré-pago internacional, por exemplo. Você sabia? O cartão de crédito cobra 11% de taxas ao todo em uma compra no exterior.

Bem melhor que banco

A B&T é especializada em câmbio e já atendeu mais de 1 milhão de clientes e mais de 12 mil empresas. Contamos com uma rede de 200 lojas de câmbio espalhadas por todas as regiões do país, próprias e de correspondentes com soluções para pessoas físicas e jurídicas.

Realizamos transferências internacionais, abertura de conta no exterior e compra de papel moeda como Euro, além de muitos outros serviços e produtos em câmbio comercial e turismo.

Descubra como a B&T pode ser incomparável para você.

Entre em contato.