Importações, exportações e investimentos são algumas das operações mais conhecidas entre empresas que precisam fazer câmbio.

Tais operações consistem em uma transação financeira de pessoa jurídica envolvendo países de moedas diferentes.

Assim, é necessário realizar a conversão e obedecer às regulamentações de cada negócio de acordo com o Banco Central e Receita Federal, por exemplo.

Acompanhe este post e saiba como fazer o câmbio da sua empresa e quais são as principais operações para conhecer dentro desse universo.

Operações de câmbio para empresas

Existem diversos tipos de operações no mercado de câmbio que abrangem pessoas físicas e jurídicas como pagar uma viagem internacional, adquirir um produto no exterior ou receber o investimento de uma empresa estrangeira.

No caso de pequenos, médios e grandes negócios, algumas operações podem ser mais comuns no dia a dia da empresa. 

Confira as principais operações de câmbio para empresas:

Importação e exportação

Exportação: Saída temporária ou definitiva de serviços ou produtos do país de origem.

Importação: Compra e aquisição de produtos ou bens vindos do exterior.

Empréstimos internacionais

Contratação do câmbio relativo ao ingresso dos recursos e emissão dos procedimentos de pagamentos.

Investimento Estrangeiro Direto

Quando empresas ou indivíduos no exterior decidem criar ou adquirir operações em outro país.

Financiamento à importação e exportação

Na Importação: Trata-se de uma operação em que o importador solicita o financiamento a instituição financeira para o período de comercialização e cobrança da mercadoria importada.

Na Exportação: Antecipa o pagamento ao exportador e o importador constitui uma espécie de encargo com a instituição financeira.

Pagamentos internacionais por software, serviços e/ou equipamentos

Remessa de valores para o pagamento de softwares, serviços e/ou equipamentos, o que pode ser feito no mesmo dia ou negociado de acordo com a necessidade do cliente na B&T.

Remessa de lucros ou dividendos

Essa operação ocorre quando uma empresa estrangeira recebe o pagamento pelos dividendos do investimento que realizou no Brasil.

Transferência de patrimônio

Quando você ou sua empresa decidem transferir seus ativos financeiros para outro país.

Pagamento e recebimento de royalties

Valor pago por um empresa/pessoa física para usar comercialmente uma marca ou produto de terceiros.

Vale lembrar que essas operações só podem ser efetuadas com instituições financeiras credenciadas pelo Banco Central do Brasil, tal como a B&T Câmbio. 

O câmbio comercial é a cotação utilizada, então, tenha cuidado para não confundir com outra cotação, a do câmbio turismo, geralmente mais cara.

A diferença entre os dois valores de câmbio se deve a incidência de taxas como de transporte e logística sobre o câmbio turismo. Saiba mais sobre isso aqui.

Como a taxa de câmbio pode afetar empresas?

A taxa de câmbio é a relação de valor entre duas moedas e acompanhar o seu valor, principalmente quanto ao dólar, é uma questão para empresas que fazem câmbio.

O dólar americano é a principal moeda em negociações e seu valor acaba ditando o valor de todas as outras moedas.

Na importação, por exemplo, realizar uma operação no mercado internacional com o dólar em alta, acaba não sendo tão barato, quanto quando o dólar está em queda.

No entanto, na exportação, o dólar em alta pode ser uma vantagem. As negociações de exportação ganham tração, pois o preço de produtos brasileiros se tornam mais competitivos, além da possibilidade de aumentar a influência no mercado externo.

Além disso, as empresas que usam transporte para deslocar seus produtos ou comprar alimentos podem ver os seus negócios ficando mais caros pela variação da moeda. 

Isso acontece pois o preço do combustível e derivados de petróleo, além do setor de alimentos são alguns dos setores impactados pelas instabilidades no mercado cambial.

Neste outro post do blog, falamos mais sobre os impactos do câmbio no cotidiano. Confira aqui!

Como fazer uma operação de câmbio para pessoa jurídica (PJ)?

A B&T Câmbio tem 28 anos de trajetória no mercado e já atendeu mais de 12 mil empresas. Aqui, enviar e receber dinheiro do exterior é simples, rápido e econômico. Também proporcionamos atendimento especializado com consultoria.

Na B&T, basta realizar o cadastro no site ou entrar em contato com a nossa equipe. Assim, você é direcionado para os passos necessários da sua operação de câmbio comercial com suporte para questões cambiais e tributárias.

Não é necessário abrir uma conta e a sua operação é feita no mesmo dia com uma economia de até 70% nos custos de câmbio, já que na B&T você tem poder de negociação sobre o spread (diferença entre o preço de venda e compra do câmbio).

Deixe a B&T mostrar como é incomparável para você. 

Veja a comparação entre os nossos serviços e os bancos aqui