As funções das operações de câmbio podem parecer confusas para pessoas que não têm contato direto ou constante com o assunto, mas é sempre bom conhecer os pontos principais. Isso vai permitir entender a variação de preço de determinados produtos, saber como comprar uma moeda para realizar uma viagem ao exterior, receber uma transferência ou enviar dinheiro para alguém que está em outro país.
⠀⠀
É assim que as operações de câmbio fazem parte de um mercado importante para o sistema financeiro. E cada serviço oferecido facilita tanto a rotina de pessoas físicas quanto de pessoas jurídicas.
⠀⠀
Abaixo, tire suas dúvidas e veja as informações necessárias para que você fique muito mais tranquilo ao realizar uma transação ou lidar com essa área.
⠀⠀
Compra e venda de moeda estrangeira
Vai viajar para o exterior? Então esse serviço é fundamental. É por meio dele que será possível comprar a moeda do país de destino. Enquanto isso, a taxa de câmbio fica responsável pelo valor da conversão da moeda nacional para a estrangeira.
⠀⠀
Remessas internacionais – envios
A transferência de dinheiro para o exterior é uma modalidade bastante comum e procurada principalmente por quem tem filho fazendo intercâmbio e algum parente ou amigo em outro país. Essa operação é feita por uma instituição financeira autorizada e permite o envio do valor em moeda estrangeira.
⠀⠀
Remessas internacionais – recebimento
Receber dinheiro do exterior também é uma prática recorrente. Em alguns casos, há familiares trabalhando em outro país e enviando uma ajuda de custo, pessoas que estão viajando e precisam fazer a remessa para alguém que ficou no Brasil, etc. Essa é uma solução simples que facilita a rotina de seus usuários.
⠀⠀
Termos do mercado de câmbio
Quem já está acostumado a viajar para o exterior ou tem certa proximidade com o mercado financeiro encontra familiaridade em alguns termos. Mas quem é leigo no assunto pode encontrar dificuldade para entender alguns nomes, o que pode acabar influenciando nas escolhas e na compreensão de uma oportunidade.
⠀⠀
Para ajudar, listamos nomes que são comuns nessa área:
⠀⠀
• Taxa de câmbio – Essa taxa existe a partir da relação entre duas moedas de diferentes países. Para saber qual a taxa de câmbio, é necessário medir em unidade ou centavos o preço da moeda estrangeira para a moeda nacional. Assim é possível saber com quanto de um poderá ser obtido a outra. Lembrando que a variação ocorre diariamente;
⠀⠀
• Câmbio fixo – Essa é uma política cambial que tem muitas vezes tem como objetivo conter a inflação. Nela, como o próprio nome diz, o valor de uma moeda é fixado em relação a uma moeda estrangeira. O câmbio fixo está presente na economia de alguns países;
⠀⠀
• Câmbio flutuante – Presente na maior parte do mundo, o câmbio flutuante acontece quando o Banco Central controla a taxa básica de juros e a base monetária. Essa modalidade, que é adotada pelo Brasil, faz com que o mercado financeiro tenha autonomia e regule as cotações, dando mais liberdade e atualizando de acordo com a oferta e demanda no mercado;
⠀⠀
• Câmbio ou dólar turismo – Esse é um termo usado exclusivamente para compra e venda de moeda estrangeira para quem deseja viajar para o exterior. Seus valores e características tendem a se diferenciar por conta de custos administrativos e financeiros que fazem parte dessa estrutura;
⠀⠀
• Câmbio ou dólar comercial – Para transferências financeiras, negociação de serviços, exportação ou importação, essa é a expressão utilizada. De forma resumida, o termo é relacionado ao mercado internacional e às movimentações comerciais entre empresas. A taxa de conversão é definida pela oferta do mercado e procura da moeda;
⠀⠀
⠀⠀
Analise as taxas e os custos das operações e veja como a B&T Corretora de Câmbio te proporciona um serviço rápido e qualificado. Aqui você ainda pode parcelar o seu câmbio em até 12x no cartão de crédito!