Qual a importância dos Recursos Humanos para a sua empresa?

É comum pensarmos em instituições financeiras como empresas que focam em vendas de produtos, serviços e meritocracia. Logo, o colaborador, nesses moldes, pode sentir-se pressionado pela cobrança por resultados, o que pode trazer consequências negativas, como elevadas cargas de trabalho e estresse.

Algumas organizações se destacam no mercado por terem modelos de remuneração agressivo; outras por uma visão de desenvolvimento dos colaboradores e outras por uma postura meritocrata na gestão de carreira. A solidez destes modelos deverá ser a postura em relação a cultura e o tipo de gestão da empresa.

O que mudou e por que mudou?

A preocupação com a gestão do capital humano deixou de ser circunstancial e tornou-se um alicerce. Uma empresa estruturada e com objetivo de crescimento, precisa se reposicionar de forma estratégica na gestão de pessoas. Deste modo, a gestão de pessoas passa a ser uma atividade complexa dentro destas organizações.

O capital humano efetivo, será aquela capaz de atender com mais eficiência e criatividade às demandas do mercado financeiro, criando métodos de trabalho e transformá-lo.

O papel dos gestores se torna importante no aspecto da obtenção dos resultados, como na sua forma de liderança quando decidem garantir o crescimento da empresa priorizando a qualidade de vida da equipe e a valorização das competências.

No ambiente de competição acirrada por talentos, a liderança deverá responder as seguintes perguntas: “Por que as pessoas vão querer trabalhar e investir sua carreira nesta empresa”? “Qual é o nosso diferencial”?

Ter uma visão de futuro, um alinhamento da comunicação com a liderança, comunicação transparente, treinamentos e valorização das equipes humanizadas. Estas abordagens criam um caminho transformando o entendimento do propósito da empresa.

De nada adiantará ter uma visão clara sobre onde pretendemos chegar, se as características das equipes e o que a empresa oferecerá vai contra as políticas e práticas da empresa.

A área de RH tem um papel fundamental. Ela é protagonista na criação e implementação de estratégias, sendo o apoio para possibilitar e direcionar aos gestores de todas as áreas alcançarem à excelência na entrega das metas junto as equipes. O resultado será uma liderança comprometida com o sucesso da empresa e com energia que se renova para fazer evoluir a visão, missão e valores da empresa.

Como empresa, sendo fonte de sustento e desenvolvimento, cultivar as competências humanas é fundamental para descobrirmos talentos e o verdadeiro significado do trabalho.

Autor Luciana Montozo Luciana Montozo
Gerente RH