Morar no exterior é o sonho de muitos brasileiros que pensam em construir suas vidas em outro lugar, estudar ou viajar por um período.

Por essa razão podem surgir questões sobre a saúde, segurança, visto de permanência, e também se há oportunidades de trabalho ou estudo.

Se você pretende embarcar para outro país e quer mais tranquilidade no processo, fique neste post e confira as dicas que separamos para você.

Morar no exterior: entenda o seu objetivo

Antes de planejar é preciso entender qual o objetivo e finalidade da viagem. Por exemplo, se é uma mudança de país para estudar, morar definitivamente ou se você apenas vai viajar para trabalho ou por lazer.

Esse passo é importante pois vai definir todos os outros. Com a finalidade da sua viagem, você consegue buscar informações sobre o que precisa.

Caso seja estudar língua inglesa, procure países em que possa praticar o idioma. Pesquise sobre universidades que tenham o ensino de inglês para estudantes estrangeiros, é provável que se surpreenda com as opções disponíveis.

Se for a trabalho e você tiver uma vaga garantida no país de destino, o visto pode ser facilitado pela empresa e em alguns casos, até a acomodação. No entanto, se você estiver planejando buscar uma carreira no exterior, é preciso pesquisar ainda mais sobre como o mercado de trabalho funciona no país e como organizar o seu planejamento até conquistar uma oportunidade.

Agora, se a viagem é para fazer turismo em outro país por lazer, a pesquisa também é essencial para que você não gaste todo o seu dinheiro em um curto período de tempo. Uma dica é separar tudo o que você quer fazer na sua viagem e calcular seus gastos de forma antecipada. 

Por isso, a taxa de câmbio da moeda estrangeira vale ser observada, já que a conversão do real para outra moeda é definida por esse valor, o que afeta transferências internacionais e compra de papel moeda. 

Se você precisar comprar dólar? Confira nosso outro post com dicas para economizar no câmbio da sua viagem.

Pesquise sobre os melhores países 

Viajar também envolve escolher um país. E para que ocorra tranquilamente é preciso pesquisar fatores como o sistema de saúde, a segurança do local, se há qualidade de vida, entre outros aspectos.

De acordo com uma pesquisa da CEOWORLD Magazine, a Finlândia é o país com a melhor qualidade de vida em 2021, Dinamarca e Noruega ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente. O relatório avaliou mais de 50 países.

Além disso, com a melhora na situação da pandemia e a abertura de fronteiras para turistas brasileiros, mais destinos ficaram disponíveis. Mas preste atenção sobre quais são as regras e requisitos de cada país. Separamos uma lista aqui para você já se preparar.

Estabeleça suas metas e prazos

O processo de viagem pode ser composto por várias etapas e definir metas e prazos vai ajudar no acompanhamento de cada passo.

Dependendo do objetivo da viagem, ter isso documentado pode ser fundamental para que você não perca o envio de um documento ou outro.

Você também pode precisar de prazos para planejar a quantia em moeda em espécie que precisará, já que é necessário planejamento. Se o seu destino incluí o euro, acesse aqui.

Crie uma planilha com todas as informações

Depois de reunir todas as informações, organize uma planilha com tudo o que você buscou sobre a viagem e o país que você vai morar no exterior. Ter uma forma de organizar dados e tópicos permite que você tenha também controle do que já foi feito e o que falta ainda ser alcançado.

Busque documentações e outros serviços

Organizar as documentações é aquela etapa que começa bem antes da viagem. 

Em casos de visto, é bom contar com um especialista em imigração que seja brasileiro e trabalhe no país que você vai morar. Assim, você poderá ter alguém que entenderá a legislação do país sob a perspectiva de quem já passou pela mesma situação.

Agora, vamos para nosso checklist de documentações importantes! Ao embarcar para outro país fique atento para: passaporte, comprovantes de aluguel, compra de imóvel ou hospedagem e documento atestando condição financeira.

Além disso, não esqueça seu CPF (Cadastro de Pessoa Física), RG, certidão de nascimento, carteira de habilitação e certidão de casamento, caso tenha, e o certificado internacional de vacinação.

Dica bônus: Veja como a B&T Câmbio pode te ajudar

A B&T Câmbio oferece os melhores produtos e serviços em câmbio comercial e turismo como remessas internacionais, compra de papel moeda, pagamentos internacionais, cartão pré-pago internacional, regularização de recursos. Confira todos os nossos produtos e serviços aqui.

Mais de 1 milhão de clientes e mais de 12 mil empresas já foram atendidos ao longo de 28 anos no mercado de câmbio. 

Você também pode encontrar soluções nas outras empresas do Grupo B&T. Na Europa Câmbio, você tem acesso a um seguro com cobertura para Covid-19 e no EasyWay Remessas, você faz suas transferências internacionais pelo App

Nossa empresa conta com mais de 20 moedas estrangeiras com opção de pagamento em até 36 vezes no cartão de crédito, o que facilita sua viagem internacional!

Interessado em saber mais sobre a B&T? Entre em contato.